como o próprio nome sugere, é o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações. As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores, podendo utilizar de ferramentas como newsletter, jornais e revistas de circulação interna, TV corporativa, entre outros tantos.
A comunicação interna em geral é trabalhada por profissionais de relações públicas e jornalistas que através de canais publicam informações institucionais, ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara.
Vale lembrar que, nos dias atuais, a comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que não apenas os gestores podem transmitir mensagens aos colaboradores. Nas organizações contemporâneas, os funcionários têm voz e também podem participar por meio de canais de resposta, dando seu feedback e contribuindo com melhorias.
O endomarketing, por sua vez, está relacionado a motivação e interação entre empresa e colaboradores. Desse modo, as ações de comunicação são trabalhadas com o objetivo de fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, aumentando a sua produtividade.
Ao contrário da comunicação interna, que ocorre de forma mais objetiva sobre informações institucionais, metas e indicadores, o endomarketing exige maior planejamento, pois está ligado diretamente com a cultura organizacional. Por esse motivo, uma empresa que deseja introduzir ações de endomarketing precisa definir uma pessoa como responsável pelas ações, realizar um planejamento estratégico minucioso e criar programas que tenham como objetivo central a motivação e interação entre empresa e colaboradores.
Agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna ou endomarketing deve estar se perguntando como alinhar as estratégias das duas modalidades, não é mesmo? Não se preocupe, nós explicamos.
Conforme dito anteriormente, o endomarketing exige planejamento e principalmente a participação dos responsáveis pela comunicação interna da organização. O ponto comum é o resultado da empresa e neste sentido endomarketing e comunicação interna devem aproveitar a melhor sinergia existente para oportunizar o alinhamento.
Um exemplo seria trabalhar a motivação com reconhecimento e interação através de metas atingidas ou ações sociais realizadas. Nesse caso, teremos ações de endomarketing apoiada em elementos (metas e ações) amplamente divulgados através da ferramenta de comunicação interna, fortalecendo o objetivo e existência da organização.