Comunicação Interna & Endomarketing

Um olhar interno abrindo novas janelas para o mundo corporativo

É o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações

Comunicação Interna

como o próprio nome sugere, é o segmento da comunicação voltado para o público interno das organizações. As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores, podendo utilizar de ferramentas como newsletter, jornais e revistas de circulação interna, TV corporativa, entre outros tantos.

Quais os profissionais da LR Comunicações trabalham nesta área?

A comunicação interna em geral é trabalhada por profissionais de relações públicas e jornalistas que através de canais publicam informações institucionais, ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara.

Uma via de mão dupla

Vale lembrar que, nos dias atuais, a comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que não apenas os gestores podem transmitir mensagens aos colaboradores. Nas organizações contemporâneas, os funcionários têm voz e também podem participar por meio de canais de resposta, dando seu feedback e contribuindo com melhorias.

Endomarketing

O endomarketing, por sua vez, está relacionado a motivação e interação entre empresa e colaboradores. Desse modo, as ações de comunicação são trabalhadas com o objetivo de fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, aumentando a sua produtividade.

O endomarketing exige maior planejamento

Ao contrário da comunicação interna, que ocorre de forma mais objetiva sobre informações institucionais, metas e indicadores, o endomarketing exige maior planejamento, pois está ligado diretamente com a cultura organizacional. Por esse motivo, uma empresa que deseja introduzir ações de endomarketing precisa definir uma pessoa como responsável pelas ações, realizar um planejamento estratégico minucioso e criar programas que tenham como objetivo central a motivação e interação entre empresa e colaboradores.

Como alinhar a comunicação interna e o endomarketing?

Agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna ou endomarketing deve estar se perguntando como alinhar as estratégias das duas modalidades, não é mesmo? Não se preocupe, nós explicamos.

Conforme dito anteriormente, o endomarketing exige planejamento e principalmente a participação dos responsáveis pela comunicação interna da organização. O ponto comum é o resultado da empresa e neste sentido endomarketing e comunicação interna devem aproveitar a melhor sinergia existente para oportunizar o alinhamento.

Um exemplo seria trabalhar a motivação com reconhecimento e interação através de metas atingidas ou ações sociais realizadas. Nesse caso, teremos ações de endomarketing apoiada em elementos (metas e ações) amplamente divulgados através da ferramenta de comunicação interna, fortalecendo o objetivo e existência da organização.

Informar & Engajar

Informar o público interno da organização & gerar motivação necessária.
lº Passo
Diagnosticar
Estudar o plano de negócios e estabelecer metas para:
# Obter conhecimento sobre as ações do Departamento de Recursos Humanos, saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas publicitárias;
# Conhecer as atividades, os projetos, as propostas e as ideias do cliente para, assim, elaborar estratégias de comunicação e sugerir pautas noticiáveis para a mídia.
# Avaliar o clima organizacional e aplicar questionário de pesquisa de clima organizacional.
2º Passo
Conscientizar
a direção das instituições e profissionais liberais
# A direção da empresa deve estar empenhada na visão orientada para o cliente e para a valorização dos colaboradores.
# A gerência deve compartilhar dessa visão voltada para o cliente e ter capacidade de liderança, transmitindo aos colaboradores responsabilidade, vontade e iniciativa.
# O conhecimento e a informação devem se espalhar por todas as áreas da empresa, integrando departamentos e estimulando o potencial de cada colaborador.
# Os colaboradores devem conhecer os objetivos da empresa e como ela está direcionada para atender os clientes, entendendo sua responsabilidade para se atingir esse objetivo.
# Todos na empresa devem conhecer suas tarefas e se sentirem motivados para trabalhar em equipe na busca desses resultados direcionados aos clientes.
# Treinamentos e iniciativas de capacitação devem acontecer regularmente, reforçando valores e atitudes, assim como aspectos técnicos e operacionais das tarefas de cada um.
3º Passo
Ações
práticas, na prática:
# Realizar de ações de marketing dirigidas para o público interno, colaboradores e funcionários da empresa, com o objetivo de deixar claros os valores e práticas definidos estrategicamente para satisfazer os clientes da empresa com o objetivo de conquistá-los e fidelizá-los
# Dar agilidade e facilitar todo o processo de comunicação, troca e compartilhamento de informações para construir um relacionamento aberto com o público interno, tornando claros e transparentes os objetivos da organização, alinhando e consolidando as relações entre as lideranças do negócio e os funcionários, assim como entre departamentos e áreas da empresa.
# Harmonizar e sincronizar a informação para implantar de forma consistente a estrutura de marketing nas empresas que tem como objetivo uma ação voltada para atender as necessidades do mercado e os desejos dos consumidores.
# Internalizar o conceito de “cliente” nos processos da empresa para se conseguir a melhora na qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao mercado por meio do aumento da produtividade pessoal de cada funcionário e dos processos internos como um todo.

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