Comunicação Institucional

Relacionamento sólido e transparente

Esta ferramenta é totalmente relacionada aos aspectos corporativos e enfatiza ações voltadas para a missão, visão, valores e filosofia da empresa.

A Comunicação Institucional é

Uma área da Comunicação Integrada, responsável pela construção da identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo. Através dela é possível, por meio de planejamentos, implementações, gerenciamento e uso de tecnologias, estruturar toda a comunicação da organização.

Esta ferramenta é totalmente relacionada

Aos aspectos corporativos e enfatiza ações voltadas para a missão, visão, valores e filosofia da empresa. Ou seja, a Comunicação Institucional é uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características e atributos da organização.

Ligação com a Comunicação Mercadológica

Aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado -, uma vez que a construção de uma boa imagem se faz necessária na conquista de nichos de mercado.

Tem como principal objetivo

Tornar comum aos públicos, o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio de informações. E quando uma a organização desenvolve uma estratégia de comunicação institucional ela consegue unir os seus interesses mercadológicos aos de uma reputação estruturada, obtendo assim, clientes internos informados e público externo satisfeito.

O objetivo é

Comunicar mensagens noticiosas relevantes, histórias ou informações pelos canais de mídia adequados. Dependendo da quantidade de informação que precisa ser controlada.

Simplificando Processos

De acordo com a Harvard Business Scholl: "planejar aumenta em 60% a probabilidade de sucesso nos negócios"
lº Passo
Diagnosticar
Estudar o plano de negócios e estabelecer metas para:
# Obter conhecimento sobre as ações do Departamento de Recursos Humanos, saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas publicitárias;
# Conhecer as atividades, os projetos, as propostas e as ideias do cliente para, assim, elaborar estratégias de comunicação e sugerir pautas noticiáveis para a mídia.
2º Passo
Estratégia
Diagnosticar e preparar para:
# Conhecer a missão, a visão e os valores de sua empresa
# Comunicar os diferenciais da empresa para os públicos interno e externo se a própria organização não possuir o conhecimento claro sobre eles;
# Conhecer o público-alvo com quem precisa se comunicar;
# Fazer um planejamento para o ano todo;
# Focar no relacionamento com seus públicos;
# Promover a satisfação e engajamento do público interno
3º Passo
Ações
oferecer serviços como:
# Atualização de Conteúdos:
Produção e manutenção de conteúdos em sites, portais e outras plataformas digitais.
# Comunicação de Eventos:
Promoção de seminários, reuniões e outros acontecimentos que aumentam a interação com o público-alvo.
# Projetos de Comunicação:
Elaboração de projetos de comunicação específicos para cada público.
# Planejamento de Política de Comunicação:
Realização de diagnóstico ao nível da comunicação interna e externa, para elaborar o melhor projeto de comunicação para a organização.
# Produção de publicações:
Produção de documentos técnicos, manuais, jornais, revistas e outras publicações de apoio à comunicação.
# Produção de Newsletters:
Produção em formato digital e/ou papel, com elaboração textual e gráfica.

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