Uma área da Comunicação Integrada, responsável pela construção da identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo. Através dela é possível, por meio de planejamentos, implementações, gerenciamento e uso de tecnologias, estruturar toda a comunicação da organização.
Aos aspectos corporativos e enfatiza ações voltadas para a missão, visão, valores e filosofia da empresa. Ou seja, a Comunicação Institucional é uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características e atributos da organização.
Aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado -, uma vez que a construção de uma boa imagem se faz necessária na conquista de nichos de mercado.
Tornar comum aos públicos, o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio de informações. E quando uma a organização desenvolve uma estratégia de comunicação institucional ela consegue unir os seus interesses mercadológicos aos de uma reputação estruturada, obtendo assim, clientes internos informados e público externo satisfeito.
Comunicar mensagens noticiosas relevantes, histórias ou informações pelos canais de mídia adequados. Dependendo da quantidade de informação que precisa ser controlada.